Celebrado como o verdadeiro marco da Independência do Brasil, na Bahia, o 2 de Julho deste ano, foi lembrado não só, na capital baiana. Em Madre de Deus a independência da Bahia, foi comemorada com um grande desfile cívico.

O 2 de Julho em Madre de Deus, começou na noite de terça , com a levada do caboclo, símbolos históricos que representam a luta popular – feita por indígenas, negros e mestiços, que enfrentaram as tropas portuguesas, celebrando a coragem, e a identidade do povo baiano.

Sem perder a tradição, e fortalecendo a cultura, a cidade reuniu alunos das escolas municipais, bandas de fanfarras, corpo de bombeiros, Marinha, Exército, Policia Militar, as secretarias de educação, esporte e cultura também foram envolvidas. Os vereadores, o prefeito Dailton Filho, e o vice Amilton Pereira, também marcaram presença neste desfile que coloriu as ruas de Madre.

Moradores e comerciantes também prestigiaram o desfile cívico que percorreu as avenidas principais com destino a orla maritima. Madre de Deus celebrou seu patriotismo, homenageando os heróis da independência da Bahia, afinal um povo, não se pode esquecer suas raízes, mesmo que já tenha se passado 202 anos.

O 2 de Julho, é muito mais do que um feriado regional. É uma celebração da luta popular pela liberdade e também da força das mulheres baianas que, com armas, palavras e galhos de cansanção, disseram não à opressão portuguesa e se tornaram heroínas, Maria Felipa, Maria Quitéria e Joana Angelica foram figuras marcantes na construção de um país soberano.





























