Em Madre de Deus, região metropolitana de Salvador, atletas e desportistas de diversas modalidades esportivas, participaram hoje quinta -feira 30, do Curso de Primeiros socorros gratuito, com certificado, na Câmara de vereadores da cidade.
Este curso foi ministrado pelo Professor da UniFTC e Enfermeiro do SAMU, Nilson Calvalvante S. Junior, o famoso “Big”, que de uma maneira muito descontraída levou conhecimento para os jovens, entre teorias e práticas, estas aulas proporcionou uma noção de como prestar os primeiros procedimentos de emergência, que devem ser aplicados à uma pessoa em perigo de vida, visando assim, manter os sinais vitais e evitar o agravamento, até que ela receba assistência dos profissionais do SAMU.
Para o professor Nilson os primeiros socorros é fundamental e fará diferença na vida de quem estes jovens poderão ajudar: “O conhecimento adquirido aqui hoje, fará uma diferença em relação a uma parada cardio respiratória, contenção de uma fratura, hemorragia, o acionamento do socorro, de uma maneira adequada fazendo uma parceria com agente, do serviço de atendimento móvel de urgência, estes conhecimentos são realmente fundamentais entre a vida e a morte, pois vai estar mantendo os sinais vitais e diminuindo os sofrimentos da vítima até que chegue o SAMU” explicou Nilson.
Ainda de acordo com o Nilson se faz necessário desda pré escola, uma criança saber chamar o socorro, pedir uma ajuda, o conhecimento em primeiros socorros tem que ser para todas as idades, para a população em geral.
O secretário de esporte Bruno Vasconcelos, que também esteve presente falou do objetivo de promover este curso dentro das modalidades esportivas: “Nós enquanto gestão, pensamos no bem estar coletivo e também pode salvar uma vida no esporte, acontecendo uma emergência dentro das instalações, das atividades esportivas tem que preparar eles, já foi investido na qualificação pessoal, de professores e instrutores e agora avançando para que os atletas estejam aptos para darem os primeiros socorros e diminuírem os riscos, não somente nos tatames como também em suas casas” afirmou o Secretário.
A iniciativa deste curso partiu da secretaria de Esporte e contou com apoio da prefeitura municipal e do SAMU.
Estiverem presentes além dos 75 jovens, o ortopedista Dr Sérgio, O socorrista Carlos Jorge, os professores da Sespor Renan Araújo, (muaythai) Rafael Oliveira (jiu-jitsu) Regis ( Futsal), Denison Pereira (karatê) e Pelé (Judô).
Por Kris Couto