A prefeitura Municipal de Madre de Deus, região metropolitana de Salvador, emitiu uma nota de esclarecimento, sobre o primeiro caso da ômicron, variante do covid 19 no município .
De acordo com a Prefeitura, a família de outro país, chegou a cidade com sintomas como febre, tosse, coriza, cefaleia e astenia e estão sendo monitorados pela secretaria de saúde do município e cumprindo isolamento social.
Segue a Nota de esclarecimento Na Íntegra :
Após análise do exame RT – PCR, realizado no dia 26 de dezembro 2021, o laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen), confirmou, no dia 10 de janeiro de 2022, a presença da variante Ômicron da covid- 19 no município de Madre de Deus. A equipe da Vigilância Epidemiológica do Município realizou uma visita técnica à família, nesta segunda (10). Após investigação, a conclusão é que trata-se de uma família que reside em outro país e que chegou no município dia 23 de dezembro de 2021, apresentando alguns dos sintomas como febre, tosse, coriza, cefaleia e astenia, segundo relato. A família informou que nenhum membro teve contato direto com outras pessoas. Paciente e familiares, já estavam em monitoramento domiciliar realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e permaneceram em isolamento no período de 10 dias, como recomendado.
Por Kris Couto