Em Madre de Deus, cidade da região metropolitana de Salvador, mil famílias começaram a receber na quarta-feira (28), os cartões magnéticos do Programa Travessia. O programa irá atender famílias em situação de vulnerabilidade social, que passam a receber R$ 300,00 (trezentos reais) mensais da prefeitura local, pelo período de nove meses, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES).
De acordo com a secretaria da SEDES, Rôse Amaral, o programa foi instituído como instrumento de política pública, no âmbito da assistência social, para assegurar as famílias, condições mínimas de sobrevivência e que não possuem emprego formal. “No momento de pandemia, é de grande importância esse auxilio financeiro emergencial para todos os beneficiados, durante nove meses, fortalecendo e aquecendo o comércio local”.
Durante o evento, o prefeito Dailton Filho (PSB), pediu a união de todas as lideranças da cidade para amenizar os problemas da cidade, causada por gestões passadas. ”O município perdeu cerca de 10 milhões de reais durante o primeiro semestre deste ano. Mesmo assim, tem condições financeiras e estrutura para se tornar uma cidade modelo e bem administrada”.
De acordo com Dailton Filho, nos próximos dias estará agendando um encontro com o governador Rui Costa, onde serão reivindicados melhorias para os bairros Quitéria Velha e Cururupeba, dentre outros pedidos.
A cerimônia oficial aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), localizado no bairro Suape e reuniu autoridades como os vereadores da base, Val Peças (PSB), Jilvan Valadão (SD), Pastor Melque (SD), Presidente da Câmara Paulinho de Nalva (Republicanos), Presidente da Fundação Luís Eduardo Magalhães, Rodrigo Hitao, Deputado Estadual Ângelo Almeida (PSB), além de secretários municipais e lideranças.
Por Kris Couto