Morreu, na manhã desta segunda-feira, 17, a baleia jubarte que estava encalhada na praia do Caípe, em São Francisco do Conde. O caso do animal viralizou na internet após um vídeo, registrado por moradores, mostrar a baleia soltando um líquido pelos olhos, como se estivesse “chorando”.
Segundo informações do Projeto Baleia Jubarte, a baleia faleceu por causas naturais. Anteriormente, a entidade já havia destacado a possibilidade de eutanásia pelo fato do animal estar ferido, mas a morte ocorreu antes que o procedimento fosse realizado.
“Essa baleia tinha um quadro de desorientação. Ela, mesmo quando foi colocada em água mais funda, tendia a sempre ir para água mais rasa, sempre cada vez mais para dentro do fundo da baía. E aí, quando a maré baixava, uma parte do corpo dela ficava exposta ao sol, e ela começou a ter queimadura no dorso, apesar do pessoal ficar mantendo ela molhada, mas chegando a formar ferida realmente. E no processo de desencalhe que foi feito sexta-feira, o pessoal observou que ela não não mexia uma das nadadeiras peitorais”, descreveu o coordenador de pesquisa do Projeto Baleia Jubarte, Milton Marcondes.
A baleia encalhou pela primeira vez no dia 8 de julho. Desde então diversos desencalhes e tentativas de desencalhes foram executados por especialistas e por moradores da região. Além da baleia no vídeo, o segundo encalhe foi de um filhote no sábado, 15, na orla de Nova Viçosa. Sobre o animal, Marcondes disse que equipes do projeto estão monitorando a região a fim de identificar novos encalhes.
Por Kris Couto