Frank James, esse é o nome do suspeito, autor do ataque a tiros no metrô de Nova York que foi preso por policiais no bairro de East Village, em Nova York, nesta quarta-feira (13), disseram três policiais à CNN.
Policiais em ronda na 9ª delegacia, no centro da cidade, o prenderam, afirmaram. Em coletiva de imprensa durante a tarde, o prefeito Eric Adams confirmou a apreensão: “Nós o pegamos”. Ele agradeceu a ajuda de entidades da polícia, do Corpo de Bombeiros, dos profissionais de saúde e dos cidadãos que enviaram informações para a investigação.
James passou a ser considerado suspeito pelo crime nesta manhã. Na terça-feira, ele foi apontado como “pessoa de interesse”, ou seja, seu envolvimento passou a ser investigado pela polícia.De acordo com os oficiais que realizaram a prisão, ele foi identificado enquanto caminhava pelas ruas da cidade.
A identificação do suspeito foi feita a partir de uma chave encontrada na estação de metrô onde ocorreu o tiroteio, no bairro do Brooklyn. A chave correspondia a uma van, alugada na Filadélfia, que foi ligada a James. Em seguida, uma arma também recuperada no local do ataque foi conectada ao suspeito, que teria a comprado.
No incidente na estação 36th Street em Sunset Park, o autor soltou granadas de fumaça em um dos vagões, e logo depois começou a atirar, ainda dentro do trem. Ele continuou o ataque na estação, dando 33 disparos, conforme informou o chefe dos detetives da polícia de Nova York, James Essig.
29 pessoas foram hospitalizadas devido ao tiroteio, e dez delas permanecem em atendimento médico desde ontem, segundo hospitais da região.
Por Kris Couto
Fonte CNN