Novembro é conhecido como o mês da resistência da luta pela igualdade racial, questão que persiste no Brasil.
E Pensando nisso, a Prefeitura de Candeias está preparando uma programação especial para celebrar o mês da Consciência Negra. O primeiro evento ocorreu no início do mês com o abraço na lagoa da CCC, organizando por representantes das religiões de matrizes africanas e comunidade tradicionais do município. Uma semana com diversas atividades ocorrerá no fim deste mês.
Na tarde desta sexta-feira (10), Filipe Magno, secretário de Trabalho, Emprego e Renda, Joseval da Silva, secretário de Cultura, Erika Marise, representando a Secretaria de Juventude, Mulher e Igualdade Racial, Carlos Alberto, Superintendente de Gestão da SECTUR e Augusto Santos, Superintendente de Cerimonial, se reuniram com a comissão das religiões de matrizes africanas e comunidades tradicionais, Alisson Suan, Sônia Maria, Maria Clara, Maria Cristina e Indaira Silva, para tratar sobre a estrutura e logística para a realização do novembro negro 2023.
Na oportunidade trataram sobre a importância da cultura na promoção da igualdade racial, na geração de emprego e renda, a disseminação da cultura afro-brasileira no município, apresentações culturais, o combate ao racismo estrutural, além de ações de combate a intolerância religiosa e outros assuntos pertinentes para a realização destes eventos de conscientização e reflexão.
“A Prefeitura estar sempre engajada em contribuir para a disseminação da cultura afro-brasileira e para o combate a todo tipo de racismo, e a reunião de hoje foi para discutir os detalhes da programação da semana da consciência negra que a prefeitura vai apoiar e também para ouvirmos as demandas que a comissão das comunidades tradicionais trouxeram e dar todo o suporte necessário conforme orientação do prefeito”, afirmou Filipe Magno.
Por Kris Couto
Fonte Ascom PMC