A prefeitura de Salvador seguiu o governo da Bahia e liberou os eventos para até 2 mil pessoas e aumentou a capacidade de alunos em uma sala de aula para 50%. Salvador anunciou novas medidas de flexibilização para a pandemia da Covid-19, neste sábado (30), em publicação do diário oficial, na edição especial.
Entre as medidas, elevadores poderão operar com lotação reduzida, correspondente a 50% da respectiva capacidade; deverá ser observada a distância mínima entre as pessoas, na forma das normas do Governo do Estado da Bahia. O número de alunos será limitado a 50% da capacidade de cada sala, sendo obrigatório afixar em locais visíveis aos alunos, próximo às entradas, os protocolos geral e setorial e a capacidade máxima de pessoas simultâneas em cada sala de aula. Nos ambientes administrativos, os colaboradores, instrutores e alunos também devem utilizar máscaras e devem ser aproveitados, quando possível, espaços ao ar livre para as atividades presenciais.
As instituições de ensino serão responsáveis pelo ordenamento das filas nas áreas internas e externas, inclusive com uso de monitores, se necessário, segundo as práticas de atividade física devem ser adaptadas, conforme as seguintes orientações: evitar ao máximo uso de materiais coletivos e o compartilhamento de materiais (se não houver como, deve-se higienizá-los com água e sabão ou álcool a 70% entre cada utilização dos estudantes) e fazer uso de máscaras, inclusive durante a atividade.
Para estabelecimentos, eles devem colocar avisos e orientações em locais visíveis sobre a necessidade de observância da etiqueta respiratória e a correta lavagem das mãos, assim como a importância de cumprir as medidas previstas nos protocolos e mensagens nas cancelas de entrada dos estacionamentos informando a importância de cumprir as medidas previstas nos protocolos, como o uso obrigatório de máscaras.
As filas de veículos deverão ser organizadas de modo a não causar transtornos ao tráfego regular das vias e nas filas de pedestres deve ser garantida a obrigatoriedade do uso de máscaras.
Por kris Couto
Fonte Bahia Noticias