A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) afirmou, neste sábado (4), que recebeu carregamentos de etanol farmacêutico, medicamento utilizado para combater a intoxicação por metanol. A Bahia já registrou dois casos suspeitos, sendo uma morte.
Segundo nota enviada ao BNews, o medicamento chegou por volta do meio-dia deste sábado, com um total de 90 ampolas, enviadas pelo Ministério da Saúde. Em média, para cada tratamento pelo envenenamento com o produto químico precisam ser usadas 30 ampolas.
Trata-se de uma medida de precaução e organização que garante ao Estado condições imediatas de resposta em situações de risco”, disse a secretária de saúde, Roberta Santana, sobre os medicamentos recebidos.
O Ministério da Saúde realizou a compra de 12 mil ampolas de etanol farmacêutico, além de 2,5 mil unidades de fomepizol, outro medicamento que também é eficaz para o tratamento da intoxicação por metanol. A distribuição dos medicamentos começou pela Bahia, Pernambuco, Paraná, Mato Grosso e Distrito Federal, onde há casos suspeitos.
Intoxicação na Bahia
Até o momento, a Bahia registrou dois casos de intoxicação por metanol, sendo um em Feira de Santana, que resultou na morte de um homem de 56 anos, durante a madrugada da última sexta-feira (3). O segundo caso, também registrado na sexta, ocorreu em Salvador, com uma internação suspeita.
A Sesab reforçou que ambos os casos na Bahia seguem como suspeitos, e estão passando por uma investigação para confirmar ou descartar a possibilidade do envenenamento.
Fonte Bnwes





























