Setembro Amarelo é o mês, dedicado á prevenção do suicídio. Trata-se de uma campanha, que teve início no Brasil em 2015, e que visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento. A saúde mental requer cuidados de profissionais qualificados e também uma atenção maior da própria família, principalmente sobre os adolescentes e jovens.
Mais vocês sabem como de fato teve origem o Setembro Amarelo?
O Setembro Amarelo começou nos EUA, em 1994, quando o jovem Mike Emme, de 17 anos, cometeu suicídio. Mike era um rapaz muito habilidoso e restaurou um automóvel Mustang 68, pintando-o de amarelo.
Por conta disso, ficou conhecido como “Mustang Mike”. Seus pais e amigos não perceberam que o jovem tinha sérios problemas psicológicos e não conseguiram evitar sua morte. No dia do velório, foi feita uma cesta com muitos cartões decorados com fitas amarelas. Dentro deles tinha a mensagem “Se você precisar, peça ajuda.”
A iniciativa foi o estopim para um movimento importante de prevenção ao suicídio, pois os cartões chegaram realmente às mãos de pessoas que precisavam de apoio.Em consequência dessa triste história, foi escolhido como símbolo da luta contra o suicídio, o laço amarelo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 32 pessoas se suicidam por dia no Brasil, o que significa que o suicídio mata mais brasileiros do que doenças como a AIDS e o câncer. E no mundo um suicídio acontece a cada 40 segundos.
O Imprensa Bahia também está engajado nesta campanha de prevenção conta o suicídio e conversamos com exclusividade com o psicólogo Dr. Halex Santana a respeito do tema.
Imprensa Bahia: Dr. Halex sabemos que o assunto ainda é envolto em tabus, mas você acredita que falar sobre o suicídio ainda é a melhor forma de entender aqueles que passam por situações que levam a ideias suicidas, e que podem ser ajudadas a partir do momento em que as mesmas são identificadas? a campanha setembro amarelo realmente faz a diferença na vida das pessoas com comportamento suicida?
Dr. Halex: Antes de tudo, é importante entender os conceitos e buscar ajuda. O Suicídio: é o ato deliberado executado pelo próprio indivíduo, cuja intenção é a morte, de forma consciente e intencional, usando um meio que ele acredita ser letal.Comportamento suicida: pensamentos, planos e tentativa de suicídio;- Suicidabilidade: ter tentado suicídio, ter familiares que tentaram ou se suicidaram, ter ideias ou planos de suicídio.
Dr. Halex: Agora que já entendemos os conceitos, é importante falar sobre a prevenção do Suicídio não apenas no mês de campanha (Setembro Amarelo), mas, durante todo o ano. O suicídio continua sendo uma das principais causas de morte em todo o mundo. Todos os anos muitas pessoas são vitimadas por falta de ajuda e saber identificar os fatores e sinais de uma pessoa que está para cometer o suicídio é importante. Alguns comportamentos podem nos chamar atenção, como isolamento, impulsividade, tristeza generalizada, distorção de imagem corporal, dificuldade de relacionamento, consumo de álcool e outras drogas e automutilação.
Imprensa Bahia: As pessoas que já estão um certo tempo com esses comportamentos que você citou tem tratamento e podem voltar a viver uma vida normal? Quais os profissionais mais indicados?
Dr. Halex: Sim. Todos esses comportamentos têm tratamento, por isso, é importante levar ao médico Psiquiatra para avaliação, bem como, terapia com psicólogos, que vai saber como manejar a situação e orientar os familiares na perspectiva de salvar esse paciente.
Imprensa Bahia: De que forma a família pode buscar ajuda?
Dr. Halex: A família também pode e deve buscar apoio na rede de atenção básica (PSF, UBS), rede socioassistencial, e até no samu.
Imprensa Bahia: Dr. Halex obrigada pela disponibilidade de poder conversar conosco sobre este tema tão importante, muita sorte e sucesso no seu caminhar.
Dr. Halex: Eu que agradeço o contato, estarei a disposição de você Kris Couto, dos seus leitores, precisando estarei aqui. E para finalizar vou ressaltar, o suicídio pode ser prevenido se a vida voltar a fazer sentido. Lembre-se: A vida é a melhor escolha. Cuidem-se!