Uma variante da Covid-19 está se disseminando no Brasil e a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alerta de preocupação para uma maior transmissibilidade da doença. P.1, como está sendo chamada a variante, foi identificado no dia 10 de janeiro de 2021, em quatro viajantes brasileiros com sintomas de covid-19 que desembarcaram em Tóquio, no Japão, vindos do Amazonas.
A agência com sede em Genebra, na Suíça, indicou nesta quarta-feira (27) que a variante já foi identificada em oito países.”No Brasil, onde a variante foi inicialmente identificada além da detecção em um grupo de viajantes do Brasil para o Japão, o número de novos casos semanais nas últimas duas semanas é relatado em níveis mais elevados em comparação com o de setembro a novembro de 2020, e novas mortes semanais aumentaram desde o início de novembro de 2020. Os maiores casos semanais desde o início da pandemia foram relatados na semana que começou em 11 de janeiro de 2021″, advertiu.
Segundo a OMS, com base nas investigações preliminares realizadas em Manaus, houve um aumento na proporção de casos sequenciados como variante de 52,2% em dezembro de 2020, para 85,4% em janeiro de 2021, destacando a transmissão local em andamento desta variante e, dadas as mutações documentadas, levantando preocupações semelhantes para possíveis aumentos na transmissibilidade ou propensão a reinfecção.
A agência sugeriu que estudos adicionais são necessários para avaliar se há mudanças na transmissibilidade, gravidade ou atividade neutralizadora de anticorpos como resultado destas novas variantes.
Discussion about this post