Dentro dos próximos dias, moradores do Triângulo Mineiro podem voltar a presenciar uma assustadora tempestade de areia. No último domingo (26), o fenômeno chamou a atenção da população de Uberaba (MG), Frutal (MG) e algumas regiões do estado de São Paulo.
Diversos vídeos e fotos da nuvem de poeira foram compartilhados nas redes sociais. A tempestade surpreendeu até mesmo os especialistas no assunto.
O meteorologista Ruibran dos Reis, do Centro de Climatologia MG Tempo, explica que não é possível monitorar e fazer a previsão do fenômeno, mas alerta: “existe a possibilidade de ele acontecer principalmente nos próximos 3 ou 4 dias”. Isso porque ela é típica do calor das primaveras e comum nas regiões Sul, Oeste, Triângulo e Noroeste de Minas.
De acordo com Claudemir de Azevedo, meteorologista do Instituro Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno é causado por uma diferença de pressão e temperatura, somado ao tempo seco; muita poeira causada pelo longo período de estiagem e fortes rajadas de vento.
Por Kris Couto
Fonte Uol notícias